Pular para o conteúdo principal

João 18: O leão se adianta

Terminada a oração, Jesus vai com os discípulos para o outro lado do jardim, passando o riacho de Cedrom, onde costumava reunir com eles. Sabia que ali era o lugar mais provável que Judas iria procurá-lo e levar os soldados para prendê-Lo. Queria enfrentar logo a situação, não fugir dela. E foi o que aconteceu.

Percebendo a aproximação dos soldados, Jesus, com a intrepidez de um leão na noite, se adiantou de encontro a eles, com o único objetivo de proteger os discípulos: “Se é a Mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora!” (v.8) Oh meu Deus! Até naquele momento o nosso Senhor Se preocupou com os discípulos, e não Consigo mesmo! Veja que cuidado, que proteção, que liderança!
Conhecendo Jesus assim, você ainda acha que Ele lhe deixará na mão na hora do perigo?
Outra coisa: percebeu a reação dos soldados quando Ele disse, “Sou Eu”? Eles caíram para trás. Por quê? O que muitos não sabem é que este “Sou Eu” é a mesma expressão usada pelo Deus-Pai ao responder a pergunta de Moisés lá no Sinai, mais de mil anos antes, sobre qual era o Seu nome: “Eu sou o que Sou.” (Êx. 3.14)
Naquela altura, Deus não revelou o Seu nome, apenas lhe deu essa expressão. Mas agora, sabemos que o nome de Deus é Jesus, pois Ele mesmo confirmou isso no capítulo anterior quando orava ao Pai: “Quando estava com eles no mundo, Eu os guardava pelo poder do Teu nome, o mesmo nome que Me deste.” (João 17.12) Não resta dúvida sobre a divindade de Jesus.
E por esse nome ter tanto poder, quando o Senhor disse “Sou eu”, todo o bando de soldados romanos e da guarda judia, talvez mais de cem, armados, caiu para trás com medo.
O Grande “Eu sou” está com você aí agora. Seus inimigos e problemas têm de temer, não você.
E diante de tamanho nome, que comanda tanto poder, sejamos mais reverentes no uso dele. Muitos usam o nome de Jesus para tudo e para nada. Uma arma poderosa só deve ser usada quando realmente necessária.
Tendo Se entregado aos guardas, mesmo podendo a qualquer momento chamar mil legiões de anjos ao Seu auxílio, Jesus foi levado ao Sumo Sacerdote, que covardemente orquestrou Sua prisão. Somente Pedro e João O acompanharam, à distância.
Pedro, sempre impetuoso como um trovão, agora se encontrava tomado de medo. Negou três vezes que conhecia Jesus. Realmente é fácil confessar a fé quando tudo vai bem. A prova do verdadeiro cristão, porém, é quando sua fé lhe custa um alto preço. Jesus estava lá dentro, no meio do fogo dos inimigos, e Pedro cá fora, tentando se esquentar do frio perto da fogueira, junto com os guardas que prenderam Jesus. Uma cena difícil de conceber.
Finalmente, Jesus dá uma lição de independência de pensamento ao responder Pilatos: “Vem de ti mesmo esta pergunta ou outros lhe disseram a Meu respeito?” (v.34) Em outras palavras, deixe de ser marionete nas mãos dos outros e pense por si mesmo. Informe-se em vez de acreditar em tudo o que ouve.
Uma lição que todos nós também precisamos aprender.
Para saber mais sobre o propósito de João acesse o blog do Bispo Renato Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro - O Pão Nosso Para 365 Dias - 10/01/2016

O Segredo da Eterna Juventude Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:28-31 Se você está cansado, lembre - se desta Palavra. A força não vem do seus músculos, da sua juventude ou da sua saúde. A força vem do Espírito e é isso que você pode receber hoje, pois já lhe foi prometido. Ele é o segredo da eterna juventude.

Livro nos Passos de Jesus - O Jejum

O jejum é uma abstinência parcial ou total de alimentos e tem por finalidade afligir o corpo físico, a fim de se alcançar mais força para o corpo espiritual. Durante o jejum, o espírito fica mais à vontade, pois os desejos da carne são anulados pela força do espírito. Por isso consideramos o jejum uma oração mais fervorosa que a feita com os lábios, porque nela há gemidos enexpremíveis da própria alma humana, em busca de benefícios individuais ou coletivos. O tempo de jejum nunca deve se iniciar após  qualquer refeição, mas no mínimo três horas após a última refeição.

DESAFIO GODLLYWOOD 35-39

Para quem está atualizada com os desafios, e já que estamos começando um novo ano esta semana, vamos começar a postar nossos desafios mensalmente, como já fazemos na nossa agenda oficial de Godllywood. A propósito, você já tem a sua? Ela é super prática, fácil de se organizar, bem feminina e muito lindinha, inclusive tem uma bonequinha que me representa muito bem – as minhas roupas nela ficam bem melhor! Essa bonequinha ‘Cris’ dá de quatro a cinco tarefas por mês, dependendo da quantidade de semanas em cada mês. Vamos aproveitá-las aqui a partir de hoje. 35. Em combinação com o seu novo visual, a primeira tarefa do ano é: doe as roupas e sapatos que você não vai mais usar e só deixe no armário o que faz parte do seu novo estilo. Tire uma foto das coisas que você estiver doando e poste na nossa página do Facebook oficial (não é a minha página, é a de Godllywood, ok?). Não se esqueça de incluir: ‘Desafio Godllywood 35 limpando o armário”. 36. A partir deste mês você também vai